Diretoria do Sindasseio entrega doações ao Asilo Padre Cacique

A manhã chuvosa de sábado, 15 de setembro, também foi de muito calor humano para os idosos que moram no Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre. Às 8h30min da manhã, o presidente Ricardo Ortolan, acompanhado do Diretor Executivo, Sérgio Almeida, e do Gerente Administrativo, Paulo Emílio Pantoja, fizeram a entrega de doações obtidas junto às empresas associadas ao Sindasseio, bem como materiais comprados pelo próprio Sindicato.

Os representantes do Sindasseio foram recebidos pelo presidente do Asilo, Edson Brozoza, que, em nome dos mais de 100 idosos abrigados no Padre Cacique, agradeceu as doações, entre elas 10 autorizações para retiradas de cilindros de oxigênio junto à empresa Oxi Sul. Segundo o presidente Brozoza, oxigênio é o segundo item de maior necessidade para atendimento à saúde dos velhinhos, ficando atrás apenas de medicamentos. “Usamos oxigênio permanentemente. É um item de extrema necessidade”, disse.

Também foram entregues produtos de higiene e limpeza e higiene pessoal. O presidente do Sindasseio, Ricardo Ortolan, se disse muito feliz em poder ajudar uma instituição centenária. “É nossa obrigação contribuir, dentro das nossas possibilidades, para que esse trabalho tão digno e humano tenha continuidade”, afirmou.

O Asilo Padre Cacique funciona em um prédio de 1881, mas encontra-se em condições normais, com dormitórios, cozinha, refeitório, enfermarias masculina e feminina, jardins, área administrativa e até uma lancheria.

A construção chegou a ser embargada por Dom Pedro II. Mas numa visita da Princesa Isabel ao Rio Grande do Sul, o padre Cacique foi ao encontro dela e pediu que intercedesse junto ao Imperador para que a obra fosse liberada. A Princesa convenceu o pai e o prédio pode ser concluído.