SINDASSEIO RS pede suspensão dos projetos de reforma tributária

Entidade do setor de asseio e conservação assinou manifesto juntamente com outras 32 representações empresariais do Brasil

As principais entidades empresariais brasileiras do setor de asseio e conservação publicaram o Manifesto Reforma Tributária, um documento em que se opõem à forma como a reforma tributária vem sendo conduzida.

O SINDASSEIO RS – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Rio Grande do Sul está entre essas entidades. A preocupação se deve ao grave momento que o Brasil está passando, ainda sob a pandemia, com reflexos importantes no setor de serviços, o maior empregador do País. “Não é o momento para discutir uma reforma tão abrangente, ou que deveria ser, em partes, aos poucos”, diz o presidente do SINDASSEIO RS, Ricardo Ortolan, referindo-se ao projeto em discussão no Congresso Nacional que muda o Imposto de Renda, com taxação de dividendos.

Diante desse quadro, o SINDASSEIO RS e as demais instituições, pedem que seja temporariamente suspensa a tramitação de projetos em análise no Congresso Nacional que versem sobre a Reforma Tributária; que a Reforma seja discutida e implementada após a devida aprovação da Reforma Administrativa em tramitação no Congresso Nacional e, portanto, após uma ampla e exaustiva análise das medidas necessárias para a busca de maior eficiência no setor público brasileiro; e que seja convocada uma comissão de especialistas independentes com a missão de propor um projeto de reforma tributária sistêmica, englobando todo o conjunto de tributos de forma coerente, deixando de lado a visão fragmentada e pontuada por alterações circunstanciais como vem ocorrendo ao longo das últimas décadas.

“Entendemos que dessa forma teremos algo consistente para debater e duradouro, evitando insegurança para as empresas e consumidores, riscos à economia já tão abalada com a pandemia e possibilidade de incremento da arrecadação pública, a partir do crescimento econômico”, observa Ortolan.